quarta-feira, 20 de agosto de 2014

O povo Amish


amish1Amish é um grupo religioso cristão anabatista baseado nos Estados Unidos e Canadá. São conhecidos por seus costumes conservadores, como o uso restrito de equipamentos eletrônicos, inclusive telefones e automóveis. Origem - Como os Mennonitas, os Amish são descendentes dos grupos suíços de anabatistas chamados de Reforma radical. O Anabatistas suíços ou "os irmãos suíços" tiveram suas origens com Felix Manz (ca. 1498-1527) e Conrad Grebel (ca.1498-1526). O nome "Mennonita" foi aplicado mais tarde e veio de Menno Simons (1496-1561).
Simons era um padre católico holandês que se converteu ao Anabatismo em 1536. O movimento Amish começou com Jacob Amman (c. 1656 - c. 1730), um líder suíço dos Mennonitas que acreditava que estes estavam se afastando dos ensinos de Simons. Amish é um grupo religioso cristão anabatista baseado nos Estados Unidos e Canadá. São conhecidos por seus costumes conservadores, como o uso restrito de equipamentos eletrônicos, inclusive telefones e automóveis e 1632 da Confissão de Fé de Dordrecht, particularmente a prática de excomungar os membros excluídos que não seguiam as regras da igreja. Essa postura estrita trouxe uma divisão ao movimento Mennonita em 1693 e levou ao estabelecimento dos Amish. Os primeiros Amish começaram a emigrar para os Estados Unidos no século XVIII, para evitar perseguições e o serviço militar obrigatório. Os primeiros emigrantes foram para o condado de Berks, Pensilvânia.


A Sociedade Amish


Estimativas do início da década de 2000 apontavam a existência de 198 mil membros da comunidade amish no mundo, sendo 47 mil apenas na Pensilvânia. Esses grupos são compostos por descendentes de algumas centenas de alemães e suíços que migraram para os Estados Unidos e o Canadá.
Os amish preferem viver afastados do restante da sociedade. Eles não prestam serviços militares, não pagam a Segurança Social e não aceitam qualquer forma de assistência do governo. Muitos evitam até mesmo fazer seguro de vida.
A maioria fala um dialeto alemão conhecido como "Alemão da Pensilvânia" (em inglês: Pennsylvania Dutch ou Pennsylvania German). Eles dividem-se em irmandades, que por sua vez se divide em distritos e congregações. Cada distrito é independente e tem suas próprias regras de convivência.
O filme "A Testemunha", com o actor Harrison Ford, mostra o modo de vida dos amish nos Estados Unidos. Homens usando ternos e chapéus pretos e mulheres com a cabeça coberta por um capuz branco e com um vestido preto. A comunidade Amish considerou muito liberal a imagem que se fez deles.
Os amish não gostam de ser fotografados. Interpretam que, de acordo com a Bíblia, um cristão não deve manter sua própria imagem gravada.


Crenças


amish5Os princípios enfatizados pelos Amish são: A Bíblia, principalmente a ética do Novo Testamento, devem ser obedecidas como a vontade de Deus, embora não sistematizando sua teologia, mas aplicando-as no dia-a-dia. A interpretação da Bíblia é realizada nos cultos e reuniões da igreja. Essa posição de evitar querelas teológicas evitou divisões de carácter doutrinário nas denominações anabatistas. Credos e confissões são somente documentos para demonstrar aquilo que se crê, mas requerem a adesão ou crença a eles. Aceitam, portanto, em essência os Credos históricos do Cristianismo, mas não o professam. A Igreja é uma comunidade voluntária formada de pessoas renascidas. A Igreja não é subordinada à nenhuma autoridade humana, seja ela o Estado, ou hierarquia religiosa. Assim evitam participar das atividades governamentais, jurar lealdade a nação, participar de guerras. A Igreja não é uma instituição espiritual e invisível, mas uma coletividade humana e real, marcada pela separação do mundo e do pecado e uma posição afirmativa em seguir os mandamentos de Cristo. A Igreja celebra o Batismo adulto por imersão como simbolo de reconhecimento e obediencia a Cristo, e a Santa Ceia em memória da missão de Jesus Cristo.A Igreja tem autoridade de disciplinar seus membros e até mesmo sua expulsão, a fim de manter a pureza do indivíduo e da igreja.
Como pode ser notado, a teologia anabatista é massivamente eclesiológica, baseada na vida comunitária e Igreja.
Quanto a salvação, os Amish crêem no livre-arbítrio, o ser humano tem a capacidade de se arrepender de seus pecados e Deus regenera e ajuda-o a andar em uma vida de regeneração.
Os Amish não creem que a conversão para Cristo seja uma experiência emocional de um momento, mas um processo que leva a vida inteira;
O que único na Teologia Anabatista, principalmente depois de Menno Simons, é a visão sobre a natureza de Cristo, possui uma doutrina semi-nestoriana, crendo que Jesus Cristo foi concebido miraculosamente pelo Espirito Santo no ventre de Maria, mas não herdou nenhuma parte física dela. Maria, seria portanto um instrumento usado por Deus, para cumprir o Seu plano.
A essência do cristianismo consiste em uma adesão prática aos ensinamentos de Cristo.
A ética do amor rege todas as relações humanas.
Pacifismo: Cristianismo e violência são incompatíveis.


Culto


O culto Amish é praticado da mesma maneira desde a incepção do Anabatismo na época da Reforma. O Culto é voltado a Deus e não tem o carácter evangelizador, portanto práticas como "chamada ao altar" ou "aceitar Jesus" não existem. Não constroem igreja, assim reúnem-se em casas privadas ou em salas de escolas. As mulheres sentam-se separadas dos homens e cobrem a cabeça com um véu. O culto inicia com uma invocação de algum dos anciãos, seguem-se hinos, cantado do hinário Ausbund, que é o mesmo texto desde o século XVI e não contém notação musical. Então há uma oração, onde todos se ajoelham silenciosamente até que algum membro masculino ore pela igreja. A leitura e pregação da Bíblia é feita extemporaneamente, sem sermões preparados, e muitos elterns (anciãos) abrem as Escrituras aleatoriamente. Seguem uma oração do ministro e uma bênção final. A congregação se despede com um ósculo.


Controvérsias


Os Amish são muitas vezes confundidos com comunidades igualmente reservadas, mas de tradições e raízes completamente distintas. Algumas vezes até com os mórmons, com os quais mantêm poucas semelhanças.
Uma das maiores comunidades Amish no mundo fica na Pensilvânia (EUA). Em outubro de 2006, uma chacina dentro de uma escola Amish resultou na morte de cinco crianças entre 6 e 13 anos, além do atirador de 32 anos, que se suicidou.
O atirador era um motorista de caminhão de leite que atendia a comunidade. Fez reféns 10 meninas. No mesmo dia, membros da comunidade visitaram a família de Roberts (o motorista) para dizer que o perdoavam. No enterro das meninas, o avô de uma das vítimas disse às outras crianças: "não devemos odiar aquele homem" O fato inspirou o filme Amish Grace.


Como funciona a comunidade amish


Há um grande grupo de pessoas nos Estados Unidos - mais de 100 mil - que nunca vão acessar nenhum site porque não têm computadores, não possuem eletricidade para conectar os computadores e nem querem eletricidade para conectá-los. Essas pessoas se locomovem em carroças tracionadas por cavalos e usam lampiões como luz. As pessoas a quem nos referimos são chamadas coletivamente de "Os Amish". O fato de os Amish serem capazes de manter um estilo de vida do século XVIII em pleno século XXI é incrível!


A velha ordem


Há muitas variações sutis entre o povo Amish. Aparentemente, integram quase sempre as ordens menonitas conservadoras e as duas são sempre confusas. Alguns Amish já se separaram e regressaram às comunidades Menonitas (site em inglês). As informações neste artigo se aplicam principalmente aos Amish da "Velha Ordem" do Condado de Lancaster, Pensilvânia, que são os mais velhos, mais conhecidos e supostamente os mais bem-sucedidos, representando talvez 10% do total da comunidade Amish.


Os reais Amish


Você pode ter ouvido falar dos Amish do filme "A Testemunha" estrelado por Harrison Ford e Kelly McGillis. Esta é uma obra de entretenimento e não um documentário sobre a vida dos Amish. Talvez tenha ouvido que os Amish estão "parados no tempo", mas isso também não é verdade, como você vai ver. Se já visitou realmente um "País Amish", então você pode saber um pouco mais sobre essas pessoas. Os Amish não são fáceis de se relacionar, porque suas crenças religiosas requerem separação do mundo não-Amish.
http://oarquivo.com.br/oarquivo-organizacoes-religiosas/2698-amish-parte-1

De onde os Amish vieram? - Os Amish se originaram juntamente com um grupo de Cristãos Protestantes geralmente referidos como os Anabatistas (site em inglês), ou os "rebatizados". O batismo é o ritual cristão pelo qual o iniciante é simbolicamente limpo de seus pecados e "renasce" na fé. O batismo infantil se tornou difundido em parte porque a mortalidade infantil tem sido historicamente alta. Os anabatistas acreditam que o batismo infantil não é válido porque um bebê não é capaz de discernir o significado do ritual.
O anabatistas não realizam o batismo até que o candidato seja maduro o bastante para tomar uma decisão consciente e aceitar a responsabilidade pessoal. Os Amish surgiram em 1693 quando um grupo de menonitas suíços liderados por Jacob Amman se separaram do grupo principal de menonitas por conta de diferenças em relação à celebração da Comunhão (uma lembrança da última ceia terrena de Cristo).
Amman queria celebrar a Comunhão duas vezes por ano, enquanto os menonitas apenas uma. Amman queria aderir ao mandamento bíblico de se manter separado dos não-puros, enquanto os menonitas se misturavam com não-puros e o lava pés (uma demonstração de humildade). Amman queria praticar este ritual, enquanto os menonitas não incluíram em suas cerimônias.
Enfrentando perseguições tanto dos cristãos católicos quanto dos protestantes, os Amish, em grande número impulsivamente aceitam a oferta de William Penn de liberdade religiosa na colônia norte-americana da Pensilvânia. A imigração para Pensilvânia começou em 1727 e continuou intensa até 1770, as instalações se concentraram na área do condado de Lancaster.
Os Amish não têm prédios de igreja. Talvez em razão da primeira perseguição, a tradição levou a cultuar em casa. O lar onde irá acontecer a cerimônia religiosa é selecionado em base de rodízio, todas as casas são equipadas para realizar uma cerimônia religiosa. É possível identificar essas casas hoje pelo grande número de carroças estacionadas em um domingo de manhã.
Os Amish se estabelecem em fazendas porque este estilo de vida rural torna mais fácil para eles manter distância dos não-puros, que são chamados simplesmente de "Os Ingleses". As cidades e vilarejos têm mais distrações para desviar suas condutas. Enquanto seu número crescia, os assentamentos Amish ficavam em Ohio, Indiana e muitos outros estados, e também no Canadá. O estabelecimento de novas comunidades está em progresso.
Os Amish falam entre eles um dialeto do alemão, similar ao holandês da Pensilvânia. O alemão culto é usado para os serviços religiosos e o inglês é falado com os estranhos.


O Ordnung


A vida e a fé dos Amish são governadas por uma série de regras (não-escritas), conhecidas como o Ordnung (ordem). Já que os Amish não têm a autoridade central governando, apresentam muitas outras facções cristãs. Todo o governo é local, como está no Ordnung.
Os Amish acreditam na interpretação literal da Bíblia. O Ordnung é designado a assegurar que todos os membros da igreja vivam suas vidas de acordo com as escrituras. Um membro da Igreja Amish deve viver uma vida simples devotada a Deus, família e comunidade, de acordo com as leis de Deus. A eletricidade, automóveis, televisão, roupas da moda e coisas parecidas são consideradas distrações que promovem o orgulho, inveja, vaidade, preguiça, desonestidade e outras características indesejáveis.
O modelo dos vestuários, a carroça e o lampião se tornaram os símbolos dos Amish e provavelmente não vão mudar. O modelo do vestuário enfatiza que a pessoa Amish é separada do mundo não-Amish, mas é também parte de uma comunidade de iguais. A carroça, do mesmo modo, promove a igualdade e limita as viagens, mantendo as comunidades juntas. O lampião, uma luz não-elétrica, não necessita de conexões exteriores da comunidade.
Os Amish não estão de fato "parados no tempo". Embora a vida social e caseira permaneça essencialmente imutável, os Amish adotam novas tecnologias que passam por um exame rigoroso para serem aceitas. O Ordnung é aplicado para qualquer uso proposto de novas tecnologias. Uma tecnologia pode ser aceita por razões práticas ou comerciais, mas nunca por indulgência, desejo ou divertimento. Uma tecnologia é provavelmente aceita se for uma extensão natural existente e que tenha um impacto social mínimo. Usar uma corda de náilon em lugar de uma de cânhamo poderia ser um exemplo de uma extensão natural. Uma tecnologia é provavelmente rejeitada se é radicalmente diferente ou possa ter implicações sociais. Escutar um rádio portátil enquanto são feitos os deveres domésticos seria considerado uma distração desnecessária. Qualquer tecnologia que é vista como degradação da vida espiritual ou familiar é rejeitada de imediato. A televisão está definitivamente fora de questão, pois traz valores questionáveis para casa.
Agora, como o Ordnung afetaria a compra de algo como um fogão? Se um comprador Amish desejasse queimar lenha, ele poderia comprar qualquer fogão a lenha. Não é necessário que o fogão seja antigo ou mesmo uma reprodução. Se pensarmos na modernidade, eficácia, autolimpeza de um fogão, ele não seria aceito, mas se ponderássemos a redução de gastos, um fogão moderno seria uma escolha econômica.


Uma casa Amish


O que você encontra em uma casa Amish? A casa é um lugar que realmente não mudou muito desde o século XVIII, mas é, contudo, um refúgio do mundo. Não há um monte de "coisas" espalhadas. Os móveis e a decoração cairiam na classificação de "primitivas", isto é, são de estilo funcional e simples. Alguns dos utensílios domésticos, como por exemplo um fogão, talvez seja um pouco mais novo, mas não há eletricidade para operar utensílios modernos. Toda a iluminação é a base de velas ou óleo e gás de lampião. Botijão de gás são aceitos, embora o botijão possa ser caro. Se você pensar sobre isso, pouco mais é necessário em um lugar onde você vai comer, dormir, ler, estudar a Bíblia e se socializar com a família.
Se fosse visitar os Amish em casa, o que esperaria encontrar no celeiro das vacas? Surpresa, um sistema moderno, totalmente automático de extração de leite com tanques de refrigeração! Os Amish não são totalmente auto-suficientes. Eles têm de negociar o que possuem com o que precisam como todo mundo. Quando você escolhe vender produtos de laticínio, encontra organizações como a Food and Drug Administration e o Departamento de Agricultura da Pensilvânia, porque o banquinho de três pernas e balde de metal não podem fazer tudo por você. Os Amish não esperam tratamento especial nestes casos. A eletricidade é necessária para operar uma leiteria moderna, então geradores de gás ou diesel são empregados. Os geradores são mais caros que o produto da companhia de energia, mas os geradores têm as virtudes tanto de evitar as linhas elétricas quanto de funcionar à gasolina, um produto que pode ser comprado e transportado se preciso.
É permitido usar motores a gás em equipamentos da fazenda, mas todos os equipamentos devem usar cavalos para locomoção
Os cavalos Amish são cavalos de carga. Estes cavalos têm pernas grossas e ombros e ancas musculosos. São criados para carregar coisas. Os Amish não cavalgam, apenas dirigem as carroças. Cavalos de carga não são rápidos, mas podem puxar uma carroça subindo ou descendo uma colina sem perder o passo.
Vento, água e energia solar são também permitidos como fontes de energia porque promovem o isolamento. A força hélia tem uma longa história em fazendas.
É permitido para uma pessoa Amish usar transporte moderno contanto que ela não o faça por curiosidade ou opere o equipamento. Algumas viagens se tornaram uma necessidade com o crescimento das comunidades. Eles têm que ir para o oeste para comprar terras para os jovens casais. Algumas das mais novas comunidades Amish estão em Utah.


Moda


Os Amish se vestem simploriamente, por este motivo é que adquiriram o apelido "as pessoas simples".
Os homens vestem ternos pretos sem lapelas ou botões, as camisas são brancas ou azuis, suspensórios pretos, sapatos ou botas pretas, chapéus de aba larga em feltro preto ou palha natural. As mulheres usam um vestido largo de couro fino até o tornozelo com meias pretas, um avental, sapatos pretos ou botas, manto preto e também um branco para "rezas" (em caso de batismo) ou um capuz negro. São usadas apenas cores pesadas, as mais escuras são as favoritas, nunca as estampadas. Não se pode dar regras inflexíveis e rápidas sobre o vestuário já que há numerosas variações sutis de uma comunidade para outra. A idéia é que o guarda-roupa limitado elimine o orgulho e a inveja que vêm com a moda, além do desperdício de tempo e dinheiro. Os homens usam os cabelos aparados e barba (se for casado), mas não bigodes, por serem associados a oficiais militares. As mulheres não cortam os cabelos, mas os mantêm soltos e sempre cobertos se forem batizadas.
Os Amish fazem suas próprias roupas, mas em geral compram o tecido e a linha em uma loja. Itens como chapéus, sapatos e suspensórios podem ser comprados já feitos.


Finança


Os Amish, em especial aqueles do Condado de Lancaster, são aparentemente ricos. Se esta percepção é verdadeira, não é por causa da renda, pois ela é baixa em termos de dinheiro. A maior renda líquida valiosa de uma família está em propriedades e muito dessa riqueza é criada com o aumento do valor das terras. Se você também considerar que uma família Amish não gasta muito com comida, roupas, diversão, transporte e bugigangas, uma renda pequena é  suficiente. Os Amish não pedem dinheiro emprestado e, conseqüentemente, não pagam juros. Também cultivam uma fazenda com menos equipamentos. Dinheiro e troca são usados sempre que possível.
Como uma família Amish compra uma fazenda, administra prejuízos ou recupera despesas inesperadas? A família e a comunidade são o banco e a companhia de seguros. É esperado que todos os membros da comunidade contribuam uma parte de sua renda para a "arrecadação comunitária". Igualmente é o dever de todos prestar assistência àqueles em necessidade. Não é esperado que um casal jovem seja capaz de comprar uma fazenda. Será comprado para eles com a assistência da família e comunidade.
Uma população crescente e os preços das propriedades subindo colocou um fardo nas finanças dos Amish, ainda que consigam lidar com isso e continuem prosperando.
http://oarquivo.com.br/index.php/polemica/religiao-ceitas-e-organizacoes/2699-amish-parte-2


amish3Comércio - Embora os Amish desejem ficar isolados do mundo não-Amish, eles realmente precisam negociar. No comércio, preferem lidar com algumas pessoas confiáveis. Lojinhas familiares são mais a preferência deles do que grande cadeia de lojas. Os menonitas são realmente perfeitos para este papel já que compartilham dos mesmos valores, mas não compartilham a necessidade de isolamento. Faz muito sentido. Um supermercado moderno ou loja de departamento é uma máquina poderosa...
de venda, justamente o que os Amish desejam evitar. As lojas gerais ou familiares com carroças do lado de fora são uma atração natural para os turistas. Às vezes, essas lojas terminam vendendo mais para turistas do que para os Amish. Um pequeno negociante que queira fazer negócio com os Amish deve encontrar alguém que o apresente e, dependendo do caso, levar um documento de apresentação assinado. Em geral os turistas não vão parar nestes lugares, mas os Amish vão encontrá-los.
Se um membro da comunidade Amish tem de vender algo, ele pode sempre vender para um intermediário por dinheiro. O intermediário pode vender os itens em sua loja. Um produto mais recente dos Amish é o telheiro. Um telheiro vai ter alguns modelos em seu lote. Um cliente compra um e faz um pedido. O negociante contacta seu construtor Amish e quando os telheiros estiverem prontos, ele vem de caminhão, paga o construtor, leva os telheiros entregando-os aos clientes. Como os Amish conseguem os materiais? Encomendam com um serralheiro, que entrega o material e acerta o pagamento.
Poucos Amish vendem diretamente para os turistas. Eles podiam obter mais lucro vendendo desta forma, mas não são treinados para vendas e não possuem cartões de crédito. A maioria deles faz essas transações através de intermediários.


Namoro


Os Amish são uma comunidade próxima e unida, os membros de um grupo se conhecem desde a infância. Há a escola, igreja, construção de celeiro, cantos e outros eventos. Os Amish não gostam de depender de estranhos, por isso os vizinhos estão sempre ajudando uns aos outros.
Os cantos são a recreação mista e a principal atividade para o namoro. Esses eventos são somente abertos para os jovens solteiros e são o equivalente a uma danceteria de adolescentes. Os Amish não dançam ou tocam instrumentos musicais, mas compartilham o amor de cantar em alemão da Pensilvânia. As canções não são todas religiosas. As músicas folclóricas e country são também cantadas.
Os Amish solteiros escolhem seus próprios maridos e esposas e a mulher está muito envolvida no processo. O namoro sempre começa com um jovem levando e trazendo uma moça para muitos eventos de canto ou domingos de culto. É permito aos casais passar um tempo juntos a sós, mas passar este tempo sozinhos atrás de portas fechadas seria um escândalo. Mas como é possível namorar em todo lugar, os casais gostam de ficar juntos longe da vista e ouvido dos outros, e os Amish também dão um jeito de atingir este objetivo. As varandas são adequadas e serão sempre vistos em carroças abertas. É prudente ter uma companhia presente em qualquer lugar para manter as aparências, mas uma boa companhia não fica espionando.


Um casamento Amish


O passo do casamento é um dos maiores na sociedade Amish; a preparação e a execução é muito envolvente. Um rápida ida ao Juíz de Paz com um casal de testemunhas não é o suficiente. A seqüência dos eventos serão descritas de forma breve aqui. Os links no fim do artigo fornecem mais detalhes.
Os casamentos acontecem depois da colheita do outono. Novembro é o mês favorito, porque o tempo frio do inverno não começou ainda. Dezesseis é a idade que o namoro começa, mas os casais provavelmente estarão com vinte ou mais quando se casarem. As duas partes devem ser membros da igreja.
Embora seja óbvio para todos quando o namoro fica sério, a intenção de casar é mantida em segredo até julho ou agosto. O homem dá à mulher um presente prático (nenhuma jóia) e a mulher informa à família. Duas semanas depois da comunhão do outono, aqueles casais que forneceram as credenciais apropriadas, tornam-se público, isto é, no fim do serviço religioso do domingo, o diácono lê os nomes das mulheres que pretendem se casar e o homem com os quais casarão. Os casais não assistem a este culto. Eles vão estar na casa da noiva almoçando a sós.
O casamento e a "recepção" acontecem na casa da mulher. Ela e sua família estão agora trabalhando a um passo frenético para fazer os preparativos (lembre-se de que em uma fazenda nunca há férias dos afazeres domésticos). O homem está fora distribuindo convites pessoalmente. A lista de convidados se estende a centenas de pessoas.
Azul é a cor preferida para um vestido de noiva. O vestido deve ser novo, mas será usado em futuras ocasiões formais. O vestido é sem laços ou calda. A noiva e o noivo usam sapatos pomposos e os homens podem usar laços.
O serviço do casamento dura por muitas horas, no fim de cada um o ministro pergunta aos noivos e concede sua bênção. A celebração começa e continua no escuro. Os recém-casados passam a primeira noite na casa dos pais da noiva.
A "lua de mel" consiste de visitas noturnas no fim de semana para vários parentes, enquanto novos amigos são feitos e presentes de casamento são recebidos. Os recém-casados vivem com os pais da mulher até a primavera, quando vão estabelecer sua própria casa.


As famosas colchas


amish2É mais interessante que os Amish se tornariam famosos pelas colchas, já que as colchas não são uma invenção Amish. Se você é descendente de uma família rural norte-americana, você pode ter uma colcha ou duas "feitas pela bisavó". As colchas podem ser a principal arte da mulher do campo e os Amish foram rápidos em escolher as virtudes desse artesanato. A colcha ocupa noites longas de inverno. Por tradição, as colchas são econômicas, sendo feitas de retalhos costurados. A colcha é um comércio criativo e excelente e pode ser uma grande atividade social. Pode-se trabalhar em uma colcha enquanto estiver só, com a família ou com amigos, ou um grupo pode colaborar em uma única colcha. Antes as colchas Amish podiam ser adquiridas por uma ninharia. Isso foi antes dos Amish entenderem o valor que "os ingleses" tendem a agregar aos produtos artesanais. Assim começou uma rápida elevação nos preços das colchas durante o fim da década de 80, antes de estabelecer um nível estável. Hoje, o comércio das colchas Amish é fixo, com seu centro no Condado Lancaster, Pensilvânia. Uma colcha média custa hoje aproximadamente US$1 mil. As colchas maiores e mais detalhadas são mais caras. Colchas antigas também podem ser encontradas e custam menos porque mostram sinais do tempo. As colchas tradicionais Amish são formadas por muitos quadrados que podem ser organizados em quadros maiores, círculos ou explosões de estrelas. As leis do Ordnung fazem dessas colchas uma expressão artística que podem se estender a uma grande variedade de desenhos.
Um mito comum se desenvolveu de que todas as colchas Amish contêm um defeito proposital porque fazer algo perfeito seria desafiar Deus. Alguns podem fazer tais coisas, mas certamente não é uma regra. Seria incomum encontrar um grande artigo artesanal sem uma única imperfeição.


A construção de um celeiro


A construção de um celeiro é simplesmente o ato de conseguir homens suficientes juntos para erguer os materiais necessários para sua construção. As construções de celeiro são organizadas para um casal recém-casados ou para substituir um celeiro destruído pelo vento ou fogo. Antes todos os celeiros eram erigidos desta forma, mas hoje são feitos com a ajuda de um guindaste. Falando rigorosamente, o Ordnung permite a um membro da igreja Amish contratar um guindaste e operador para levantar as vigas para um celeiro, mas a construção é um evento comunitário unificado. Há algo de todos em cada celeiro. Embora eles sejam construídos de maneira tradicional, os materiais podem ser pedidos em uma serralheria. Não é necessário pedir tábuas, pregos, tinta e telhas.
Muitos componentes do celeiro, incluindo a fundação, estão preparados. Todo o material pesado pode ser elevado com toda a equipe presente. Todos os homens fortes se envolvem. Os mais velhos e experientes dirigem as atividades e os garotos agem como "curingas". As mulheres e garotas preparam e servem comida e bebida, em quantidades enormes que serão consumidas. Elas também ajudam com os primeiros socorros.


Liberdade de escolha


Pareceria que crescer Amish seria muito restrito e não permitiria qualquer escolha. Por um lado, o Ordnung é bem envolvido e leva muito tempo para uma criança aprender e entender os detalhes. Por outro lado, para os anabatistas, a escolha pessoal é importante.
O batismo marca a entrada na igreja Amish. Juntar-se à igreja é uma decisão que não pode ser feita antes dos 16 anos. Por este tempo, um candidato será completamente instruído na fé e no Ordnung por meio da escola e da freqüência à igreja. De acordo com a filosofia da escolha, com 16 anos pode deixar a comunidade para experimentar a vida externa se assim escolherem (veja a seguir).
Um membro é livre para partir. É permitido a um membro que deixou a comunidade retornar dentro de um breve período. Entretanto, um membro que deixa permanentemente será afastado. O afastamento significa que a pessoa será para sempre considerada um estrangeiro, um estranho, e não lhe será permitido participar da comunidade novamente. Todos os laços familiares deixam de existir. Um membro pode também ser afastado se ele persistentemente desafiar a autoridade do Ordnung. É raro um membro de uma comunidade Amish dar este passo irreversível.


Se você ama algo, deixe-o livre...


Há pessoas que se juntam à igreja e deixam a perspectiva do afastamento. A decisão de se juntar não deve ser feita sem esclarecimento. Uma vez que os adolescentes Amish completam 16 anos e antes de se tornarem membros da igreja, eles podem se aventurar pelo mundo. Durante este tempo, chamado de Rumspringa, ou "exploração", os adolescentes Amish vivem entre os ingleses e são livres para se comportarem como quiserem, mesmo se isso signifique atos de indulgência como coisas não-Amish, dançar, drogas e televisão.
Se escolherem retornar e juntar à igreja, eles o fazem com plena consciência do que estão abrindo mão para serem parte da comunidade. Se não retornarem, os laços familiares são ainda viáveis porque não quebraram um voto com a igreja.
A grande maioria realmente retorna.


Viver de forma simples em um mundo moderno


O maior problema enfrentado pelos Amish através da história tem sido a penetração constante do mundo exterior. O turismo os colocou em um holofote que eles apenas tentam evitar. Há sempre estranhos esperando para tirar fotos deles enquanto vão às suas atividades diárias. Por outro lado, o turismo fez os estrangeiros conscientes dos problemas que os Amish enfrentam diante das leis governamentais e mandatos, dando-lhes uma voz no governo mesmo se eles não votam.
Deveria ser ressaltado que enquanto os Amish têm suas próprias leis comunitárias, eles aceitam o governo externo como necessário e prontamente pagam todos os impostos. Não aceitam previdência social, segurança social, assistência saúde ou outras assistências governamentais. Os problemas surgem quando uma lei governamental está na direção contrária com o Ordnung. As discordâncias sobre a educação compulsória têm sido muito analisada: os Amish operam suas próprias escolas e a educação não é necessária além da oitava série. Os Amish sentem que estudar livros em excesso é indesejável, acreditando que qualquer um precise aprender um negócio ou vocação.
Questões atuais estão em torno da saúde e segurança. Como um exemplo, os Amish aceitam que uma carroça de cor escura possa ser difícil de ver e que dirigi-la na rodovia sob condições de visibilidade baixa pode ser perigoso, a maioria das carroças agora possui triângulos de segurança laranja e sinais luminosos são usados quando está escuro. Estes aparelhos são com certeza não-Amish, mas de fato protegem as famílias, o que é muito bom. O debate é sobre quanto e que tipo de equipamento de segurança é necessário. Para saber mais, veja a Segurança da Carroça Amish (site em inglês).
A medicina moderna não é abordada no Ordnung e é um assunto de escolha pessoal. As vítimas de acidentes ou emergências médicas em propriedade não-Amish ou públicas são em real levadas a hospitais modernos por ambulâncias.
Os Amish não aceitam o serviço militar, como acreditam que é errado tirar uma vida humana por qualquer razão, mesmo em autodefesa. Acreditam que todas as pessoas vivem ou morrem de acordo com a vontade de Deus. No período de alistamento militar, os Amish aceitam serviços alternativos. Esses cargos são muito difíceis para eles, pois precisam viver longe da comunidade e por longos períodos de tempo.
As mudanças na economia é uma fonte de pressão para os Amish. O alto custo de tudo, em especial das terras, levou os Amish a procurarem outras fontes de renda que permitem manter seu isolamento. Muitos se adaptaram cultivando em grande escala como pimentas, criando cães e através de vendas dos artesanatos como colchas, mobília e telheiro. Os Amish ainda não negociam diretamente com o mundo à vontade, preferem negociar com um número limitado de estrangeiros confiáveis.
O fato de os Amish resistirem como um povo distinto por mais de 300 anos é evidência convincente de que estão aqui para ficar. Na verdade, seus números cresceram imensamente, triplicando só nos últimos 50 anos. Como vimos, os Amish não estão parados no tempo. Avaliam os efeitos potenciais negativos da tecnologia em sua fé e vida familiar e abraçam somente aquelas tecnologias que mantêm uma qualidade aceitável de vida. Apesar do fato que os Amish evitam conflito o máximo possível, haverá sempre algum atrito com o mundo exterior. O aumento da regulamentação ambiental de agricultura e a pressão dos realizadores na certa vão ser fontes de futuro conflito.

http://oarquivo.com.br/index.php/polemica/religiao-ceitas-e-organizacoes/2700-amish-parte-3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...